Esta semana pesquisei bastante sobre ética em campanhas de links patrocinados e percebi que o tema está cada dia mais em evidência. Ações de web marketing ainda são um tema muito novo para o direito e praticamente sem leis para regulamentar. Esta vagarosidade do legislativo faz com que anunciantes ganhem tráfego com práticas sem bom senso nem ética.
Uma prática utilizada por alguns anunciantes é usar em campanhas de links patrocinados o nome de um concorrente como palavra chave de sua campanha e desta forma ganhar tráfego originado de um usuário que buscava por uma outra empresa específica do mesmo segmento.
Apesar de não existir no Brasil leis que regulamentem esse novo universo publicitário digital, existem leis para marcas e patentes. Caso uma palavra chave seja registrada como propriedade de outra empresa, a mesma pode entrar na justiça pelo uso indevido de uma palavra que é propriedade da prejudicada, por ter sua marca registrada.

Dentre os valores adotados na estratégia de trabalho da Webop, não usamos em campanhas de clientes palavras de propiedade de concorrentes para proteger nossos clientes e acima disso, fazer o que considero correto.