dedicated-server-hostingEm todos os projetos que envolvem desenvolvimento de site é preciso escolher um serviço de hospedagem. Considerado um serviço de infraestrutura fundamental para desenvolvimento online, a quantidade de empresas de hospedagem não para de crescer. Por todo mundo estão espalhadas as empresas de diferentes portes, preços, serviços e formas de atendimento. Nestes cinco anos de agência digital, já trabalhamos com diversas empresas e a conclusão que chego é que todas têm problemas técnicos que afetam os sites desenvolvidos, saindo do ar e gerando potenciais prejuízos para empresas que utilizam a internet como ambiente de negócios.

Cada projeto tem em seu escopo uma necessidade de infra e, como parte dela, temos que optar por uma empresa de hospedagem. Partindo da premissa que todas estão sujeitas a falhas técnicas, coloquei como principal critério para avaliar as empresas o índice de reclamações de cada uma. Se tratando de um serviço de internet, considerei o Reclame Aqui como principal meio de avaliação das empresas. Uma falha deste critério é que empresas estrangeiras não entram nessa amostragem. Além do Reclame Aqui, levo em consideração as pesquisas que fiz por fóruns de tecnologia e minha vivência como gerente de projetos online.

Outro ponto importante a se analisar quando estamos avaliando empresas de hospedagem é a interface de seu atendimento online, já que uma hora ou outra teremos que recorrer ao help desk para resolver um problema técnico.

Pela pesquisa feita, identifiquei como as principais empresas de hospedagem o Host Gator, Uol Host, Locaweb, KingHost e Hostnet. Estas empresas estão todas no Brasil e concentram a maior quantidade de sites brasileiros hospedados.

Segue abaixo a avaliação de cada empresa:

Locaweb S:C Ltda > Índices no ReclameAqui

UOL Host > Índices no ReclameAqui Hostgator > Índices no ReclameAqui Hostnet Internet Ltda. > Índices no ReclameAqui

 

KingHost Hospedagem de Sites Ltda > Índices no ReclameAqui

 

AWS_LOGO_CMYKAinda não falamos sobre a empresa que está revolucionando a hospedagem no mundo, a Amazon, maior e-commerce do mundo, que lançou em 2006 a Amazon Web Service (AWS). Além de vender quase tudo em sua loja virtual, a empresa passou a ter receita também através de sua gigantesca infraestrutura de servidores espalhados pelo mundo. O conceito da AWS é diferente de todas as outras empresas mencionadas neste post, pois todo seu sistema está baseado na nuvem e tem planos flexíveis onde o cliente só paga pelo que utiliza. Com a AWS, você tem a opção de escolher qualquer plataforma de desenvolvimento ou modelo de programação que se adapte aos problemas que você está tentando resolver. Pague somente pelo que foi usado, sem despesas iniciais ou compromissos de longo prazo, fazendo da AWS a forma mais econômica de distribuição do seu aplicativo para seus clientes e consumidores. Usando a Amazon Web Services, um website de comércio eletrônico pode resistir facilmente a uma demanda imprevista sem cair.

gmail-logo

 

Mas a hospedagem não se refere ao site, mas também aos e-mails de um domínio. Na minha avaliação nenhuma das empresas citadas neste texto tem um melhor serviço de e-mail do que o Google, com a sua expertise com o Gmail, maior e mais revolucionária plataforma já criada. Para as empresas, o Google desenvolveu um serviço chamado Google App for Business, que oferece toda tecnologia dos serviços Google num padrão corporativo e com serviço de atendimento telefônico aos clientes 24 horas em todo mundo.

 

Após esta pesquisa que venho fazendo sobre serviços de hospedagem, concluí que não existe a melhor empresa de hospedagem. É preciso analisar o escopo do projeto para avaliar a melhor opção de infraestrutura. Aqui na Webop escolhemos por utilizar nossos e-mails no Google Apps, e hospedamos nosso site na Hostnet. Não utilizamos a AWS porque não precisamos de tanta tecnologia num site institucional de pequeno porte. Se tivéssemos vendas online e/ou um grande volume de acessos, justificaria a contratação de um serviço mais robusto.