Na semana passada o Google lançou o Google Buzz. Pelo visto a popularidade do Facebook e Twitter fez com que o Google lançasse uma nova rede social ao invés de fazer correções no Orkut, maior rede social no Brasil que vem perdendo sua popularidade para a concorrência.

Conheça mais sobre o Buzz no vídeo abaixo:

Identifiquei como vantagens do Buzz, ele já ser incorporado no Gmail, sua interface similar aos outros serviços Google e a base de dados do Gmail para conectar pessoas. Por outro lado seus recursos não são tão atrativos como os do Facebook nem tem a popularidade do Twitter.
Outro ponto que considero é que é mais uma rede social para usarmos e isso me fez lembrar do livro “Web 2.0 Strategic Guide” que lança a seguinte questão: Qual  o limite de reedes sociais que conseguimos gerenciar nossos perfis? Eu testo todas que conheço, mas definitivamente não tenho tempo para cuidar de todas, ataualmente mantenho apenas o Facebook e o Twitter.
Com certeza o ponto mais importante numa rede social é a relação entre seus usuários e com a base do Gmail, isto não será difícil para o Buzz. Por outro lado temos o  exemplo do Windows Live, que mesmo com a base de dados do Hotmail, não conseguiu fazer sucesso com sua rede social.