Mobile First, este é o mantra!

mobile firstO telefone celular é uma das inovações mais relevantes dos últimos tempos e isso trouxe uma forte mudança em nosso estilo de vida. A começar pelo sua funcionalidade nativa que é fazer ligações, trouxe uma revolução, pois aumentou e facilitou a comunicação entre as pessoas de forma exponencial, independente de sua localização. Seu uso vem crescendo desde então e com isso trouxe cada vez mais aplicações para este aparelho que não sai de nossas mãos. A internet, que considero a maior inovação já criada, nos smartphone mudou ainda mais nosso dia a dia, trazendo tarefas antes exclusivas de computadores como e-mail, redes sociais, navegadores e muito mais  para o toque de nossos dedos.

Toda esta revolução vem afetando diretamente os profissionais de tecnologia e publicidade que constantemente tem a obrigação de se adaptar a este novo consumidor totalmente conectado e dependente das telas de bolso. No ano de 2015 e Google informou que alguns sites, pela primeira vez, estavam sendo mais acessado por dispositivos móveis do que de desktops, dentre eles o próprio Google, You Tube e redes sociais. Já que o próprio Google era mais acessado de celulares ele começou fazer ajustes em seu sistema para que sites adaptados para esta plataforma tivessem mais relevância nos resultados de busca. Assim sites responsivos, cujo layout se adapta para acessos originados de celulares e tablets começavam a ter melhor classificação em seus resultados em buscas orgânicas e pagas.

ampNo ano passado, uma parceria entre os principais publicadores de notícias, o WordPress, Google e outros gigantes da web, criaram uma tecnologia chamada de Accelerated Mobile Project  AMP onde sites com essa tecnologia carregam mais rápidos para melhorar a experiência dos usuários com acesso mobile.

Seguindo todas estas inovações e mudanças de hábito o mobile deixou de ser uma adaptação do desktop para se tornar a versão principal de toda experiência online. Recentemente adotamos uma nova forma de trabalhar fazendo layout e programando que chamamos de mobile first, que significa fazer o design e programação da versão mobile de plataformas antes do desktop. Tal prática tem como foco uma melhor visualização e navegação por dispositivos móveis com layout projetados para pequenas telas com fontes maiores, alvos de toque maiores e uma navegação horizontalizada. Já a programação tem que ser mais leve, uma vez que a conexão mobile oferecidas pelas operadoras de celular não são ainda tão rápidas quanto o wifi e por cabos.

mobile first design

Acompanhando a inovação, nós da Webop, já adotamos estas práticas em nossos projetos de desenvolvimento de sites, campanhas de Google AdWords, SEO e e-mail marketing. Coloque seu negócio em sintonia com esta tendência e potencialize as suas vendas com uma melhor experiência para o consumidor conectado.