GeoAdsCom o crescimento da quantidade de venda de smartphones com recursos de GPS, a geolocalização vem se tornando uma tendência corriqueira em sites e aplicativos para dispositivos móveis. As redes sociais fazem grande uso dessa tecnologia com o objetivo de aproximar pessoas, mesmo que num contrassenso os heavy users das redes sociais acabem se isolando das pessoas no mundo real.

 Junto com o surgimento de redes sociais baseada nesta tecnologia, aparece a necessidade de rentabilizar as empresas que produzem tecnologia para que elas possam, além de entreter e beneficiar seus usuários, ser companhias lucrativas para seus criadores e investidores e ainda se expandir e remunerar seus colaboradores. Acontece que a tecnologia e a inovação adotadas por essas corporações proporcionam formas cada vez mais inusitadas de aproximar anunciantes e consumidores em suas plataformas. Neste post iremos focar no Waze e no Foursquare,  já citados em outros textos deste blog.

mzl.ccbftxrr

 O Waze é um aplicativo para smartphones lançado em 2008 em Israel. Em todo mundo o Waze  já conta com mais de 50 milhões de usuários. É isso que torna a plataforma tão funcional, uma vez que sua tecnologia é baseada na experiência do usuário. Tamanho sucesso fez com que a empresa fosse comprada pelo Google em 2013. Conhecida como GPS social, sua funcionalidade é de oferecer o melhor caminho para motoristas, baseado na informação colaborativa de outros condutores, também usuários do aplicativo. O app identifica congestionamentos e vias livres com base na velocidade dos outros usuários, que também mandam alertas sobre condições do trânsito. Em 2012 o Waze começou a funcionar no Brasil e já conta com uma base de seis milhões de usuários em nosso país, conforme dados passados pelos dirigentes da empresa em Dezembro de 2013.

Assista o vídeo para conhecer melhor o Waze

 Seu sistema de anúncios faz com que os logos de até três anunciantes apareçam no mapa por vez, para motoristas que estejam dirigindo próximo ao local do negócio anunciado. Ao clicar nos pins com a logomarca, são exibidos os detalhes do anunciante: endereço, telefone, horário de funcionamento, uma foto e o botão “Drive There” que muda a rota traçada para o local deste anunciante. Eles são cobrados a cada 1.000 exposições de sua marca no mapa e o preço é baseado na localização, pois aparecem os pins que ofereceram um maior lance em determinada região. Esta tecnologia de cobrança muito utilizada por portais para exibir seus banners é conhecida como Custo por Mil ou CPM. O investimento mínimo é de US$50,00 por mês por anunciante e eles mesmos determinam o lance que estão dispostos  a pagar por mil impressões.

Abaixo os prints da campanha que fizemos para a Piadina Romagnola

Anúncios Waze Piadina 1Anúncios Waze Piadina 2Anúncios Waze Piadina 3Anúncios Waze Piadina 4

check-in

O Foursquare é uma rede social em que os usuários fazem os chamados check-ins em determinados lugares, sobre os quais podem deixar dicas e postar fotos com sua experiência para outros usuários da plataforma. Além de aproximar pessoas conhecidas porque marca a localização delas nos check-ins, o Foursquare ainda serve como um eficiente guia colaborativo das cidades. A empresa norte americana, fundada em 2009, conta hoje com uma base de 40 milhões de usuários, o que garante o sucesso de sua funcionalidade.

Em 14 de outubro do ano passado foi lançada a plataforma de anúncios chamada Foursquare Ads. Seu funcionamento é baseado na localização de anunciantes e usuários, mostrando anúncios com uma imagem e texto de até 140 caracteres no topo de sua interface e/ou no resultado das buscas relacionadas ao local anunciado. Estes anunciantes são cobrados quando usuários tocam no anúncio para ver seus detalhes ou quando fazem check-in em num determinado estabelecimento num período de até três dias após a visualização. Ao contrário do Waze, o Foursquare cobra por cliques, chamado custo por clique CPC, muito utilizado pelo Google em seus links patrocinados. O investimento mínimo é de US$50,00 por mês, que pode ser pago por cartão de crédito ou débito.

Acompanhando as tendências do mercado, já estamos oferecendo anúncios no Foursquare e Waze para nossos clientes.

Entre em contato e anuncie com a Webop!