pinterestO Pinterest é mais uma das redes sociais que tem conquistado vários internautas e que tem ganhado bastante destaque nos últimos meses. Um pouco diferente dos já famosos Facebook e Twitter, o Pinterest funciona como se fosse um mural, daqueles onde você coloca artigos, fotos, ideias, receitas, enfim, tudo o que quiser lembrar depois. É daí, aliás, que vem o “pin”, que significa “fixar”.

 

A rede social foi criada com o objetivo de ser o mural digital dos seus usuários. Lá, você pode salvar e compartilhar tudo aquilo que quiser, seja receitas, ideias de decoração, roupas, artigos, inspirações… E para organizar tudo isso, você ainda pode separá-los por “boards”, com seus devidos temas.

 

Lançada em março de 2010, hoje ela já possui mais de 7 milhões de usuários, sendo a maioria mulheres e dos Estados Unidos. Só de setembro a dezembro do ano passado a rede registrou um crescimento de 400%! É claro que ela acabou chamando atenção de algumas marcas, que resolveram criar um perfil dentro da rede social para a divulgação. A GAP e o Travel Channel, por exemplo, foram duas das que decidiram investir na novidade e mandaram muito bem, postando fotos inspiradoras que remetam aos seus produtos e conquistando milhares de seguidores.

 

Um outro motivo para o Pinterest ter chamado tanta atenção recentemente foi o fato de ter aparecido entre as 5 plataformas que mais geraram acesso em dezembro e, agora, em janeiro novamente, empatando com o Twitter, com 3,6%, e perdendo apenas para o Google (3,62%), o StumbleUpon (5,07%) e o Facebook (26,4%). Vejam a pesquisa completa, feita pela Shareaholic, clicando aqui.

 

Apesar de ter maior popularidade nos Estados Unidos, a rede social também está começando a aparecer aqui no Brasil e já fica como uma das grandes apostas para esse ano. #FicaDica

 

Fontes: Midiatismo, Mundo do Marketing, TechTudo, Exame.