Esta semana concluímos o trabalho de SEO do site Guia M:SP com o objetivo de melhorar a performance do site na indexação da busca orgânica no Google. O guia M:SP é uma plataforma de conteúdo que pretende mobilizar os moradores, turistas e comerciantes a participarem ativamente da vida do seu bairro. Através de seus canais impressos e digitais, o M:SP vai orientar o público sobre as melhores opções em gastronomia, compras e serviços, lazer e cultura do lugar onde moram ou se hospedam.

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, tem como objetivo fazer ajuste na programação do site para que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade por motores de busca quando uma palavra chave relacionada ao conteúdo do site é buscada no Google. Os ajustes realizados foram na URL das páginas, títulos, meta tag description, meta tags keywords, nomeação de imagens, inclusão do arquivo robots.txt no FTP, geração de arquivo sistemaps.xml, instalação de Google Analytics com configurações avançadas e sua vinculação ao Google Webmaster Tools.

Neste projeto, tivemos a oportunidade de pela primeira vez trabalhar com a plataforma SquareSpace que é um publicador de conteúdo bem similar ao famoso WordPress, mas com um visual e usabilidade bem mais desenvolvido. Esta plataforma conta com um plugin de SEO já nativo o que facilita bastante o trabalho não precisando de um programador no projeto.

O trabalho de SEO não tem um resultado imediato e está vinculado ao volume de novas publicações de conteúdo do site e à quantidade de acesso que o mesmo tem para a melhora dos resultados das buscas orgânicas do Google.