Com a convergência tecnológica, cada vez mais aparelhos estão se unificando com GPS, como celulares, computadores e a cada dia mais gadgets seguirão esta linha. A a geolocalização já é utilizada para agregar serviços extremamente úteis, mas também para  acabar com nossa privacidade.
Vamos começar pela parte boa. Este mês descobri alguns aplicativos para Iphone que achei fantásticos, um deles identifica sua localização e com base nela busca todos os pontos de taxi no raio de um Km e é informado a rota caminhando até o ponto de taxi ou liga para os pontos listados próximos a você. Achei o serviço muito útil pois como não uso mais carro acabo dependendo de taxi para lugares que não posso ir de bike e nem sempre conheço os pontos próximos aos lugares que vou.
Outra grande utilidade para a estes aparelhos que associam a internet ao GPS é para o mercado publicitário, onde um anunciante pode restringir a exibição de seus anúncios para um determinado lugar, afinal uma empresa que tenha sua distribuição restrita a uma área de entrega ou atendimento não vai querer que alguém fora dela veja sua campanha publicitária.
Como tudo tem um lado bom e o outro ruim, vamos ao lado escuro da lua. Acho extremamente invasivo um amigo, familiar ou colega de trabalho saber onde estou. Tenho minha vida e não quero que saibam minha localização, caso eu ache importante informar eu mesmo o farei, caso contrário não quero que saibam. Acredito que esta sensação que tenho agora seja a mesma de quando lançaram o celular que hoje é impossível viver sem e socialmente inaceitável.
Bom a tecnologia está aí e se popularizando cada vez mais rápido, cabe a cada um ter o bom senso para utilizá-la de forma produtiva e não deixar ser dominado por ela.
Como uma agência de marketing digital, não vejo a hora de campanhas publicitárias para celulares ganharem participação deste novo mercado e facilitar a vida de anunciantes e consumidores. E você, já está pronto para a Geolocalização?