O Cloud Computing (Computação em nuvem) vem crescendo cada vez mais nos últimos meses, principalmente por causa da quantidade serviços que têm surgido! Hoje, já podemos contar não só com o armazenamento de dados e arquivos na Nuvem, como também a visualização ou edição deles na própria web, ou ainda o compartilhamento entre usuários.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Forrester Research, no ano passado já foram movimentados cerca de 41 bilhões de dólares no setor e, até 2020, esse número deve passar dos 240 bilhões!

O serviços oferecidos são vários! Dentre eles, existem aqueles de empresas já famosas, como o iCloud, da Apple, o Google Drive, da Google, ou o Cloud Drive, da Amazon. Cada um apresenta seus diferenciais, mas as estratégias para atrair novos usuários, são bem parecidas. No começo, é oferecido um plano gratuito, com o espaço limitado. Caso isso não seja suficiente para o usuário, ele terá que fazer uma assinatura e pagar um valor específico periodicamente à empresa. Além disso, todos eles prezam também pela segurança, já que essa é, geralmente, a maior preocupação dos interessados.

Aqui na Webop nós já temos uma experiência com o Dropbox à algum tempo, para o armazenamento de nossos arquivos; além do iCloud, que utilizamos com o iCal, para o agendamento de reuniões, por exemplo. Recentemente, nós também migramos o nosso e-mail para a Google, através do Google Apps – que oferece desde serviço de e-mail, até o de armazenamento de arquivos ou calendário.

A distribuição de nossos dados em vários serviços de Cloud Computing de empresas diferentes foi, inclusive, parte de uma estratégia de segurança e bom funcionamento da agência. Afinal, mesmo que ocorra algum problema, com qualquer um dos serviços, ainda teremos outras informações disponíveis, evitando que isso nos obrigue a interromper completamente as atividades. Outro cuidado que tomamos, é o backup semanal de todos os arquivos do Dropbox, em um HD externo.

Para finalizar, colocarei aqui um comparativo (feito pelo Tecnoblog) de alguns dos mais famosos serviços, para ajudar na hora da escolha:

comparativo-cloud-v2

Fontes: Veja, Tecnoblog, G1.