Loja-VirtualA revista Proxxima publicou em sua ultima edição, de fevereiro, uma matéria muito legal com ótimas estratégias para vender mais e gastar menos. Elas se baseiam em estudos em e-commerce, realizados pela Aunica, e focam principalmente em vender para quem já é cliente.

Segundo esses estudos, é gasto em média 22,3 vezes mais em marketing para conseguir novos clientes, do que para manter os que você já conquistou. A reportagem sugere que os e-commerces mudem essa estratégia e passem a investir mais em quem já é cliente! Os motivos são bem simples: Quem já comprou um produto uma vez, já conhece o seu serviço, a qualidade do seu atendimento e do seu produto, por isso é bem mais fácil que você consiga convence-lo a comprar novamente. Outro ponto é que, por já conhecer e confiar no seu site, geralmente quem já fez uma compra, tem maiores chances de realizar uma nova muito maior do que alguém que ainda não tem essa confiança.

Essas seriam as 11 estratégias listadas pela revista:

1. A taxa de conversão de compras de clientes de e-commerce que já entram logados no site, por cookie, é +37% maior do que os clientes que tiveram de logar novamente para efetuar uma nova compra.

2. Em geral, as campanhas multicanais de varejo online, que usaram segmentação estatística, utilizam 2 x + investimento do que campanhas tradicionais, mas em média trazem +3,5 x mais vendas.

3. Os clientes com ofertas customizadas, em média, têm um valor de ticket +2,5 x do que os clientes que não receberam oferta de acordo com o seu perfil.

4. Na introdução do processo de otimização do número de impactos de mídia por consumidor, é possível alcançar em média 95% das conversões com um meio das impressões.

5. No mundo digital, existem sites de grande audiência que influenciam mais do que vendem e geralmente o investimento nestes sites é maior que o necessário. Se identificarmos e acharmos o ponto ótimo de investimento nesses sites, é possível economizar em média 50% (metade) do volume investido com os mesmos resultados.

6. As campanhas de varejo online, que investiram em links patrocinados, praticamente dobraram o volume de vendas.

7. As campanhas de e-commerce que unem mídia display com links patrocinados aumentam em +122% a conversão em vendas.

8. A menor taxa de rejeição ao site, em média 34% é de quem busca o site diretamente. A maior em média, ainda é de quem vem de redes sociais, 50%.

9. Com até dez impactos qualificados por consumidor, baseado no seu comportamento, é muito provável que já tenham ocorrido 70% das conversões e gasto aproximadamente 34% do investimento.

10. No varejo online, aproximadamente 60% das vendas ocorrem em até dez dias do início da campanha.

11. Uma régua de relacionamento em e-commerce com e-mail marketing, respeitando a frequência de acordo com o perfil do cliente, incrementa o ticket em média em +16% ao ano.

O texto ainda cita algumas alternativas modernas e mais baratas que podem ajudar a solucionar o problema de gastos excessivos, como induzir os clientes a utilizarem canais de atendimento mais baratos, como o SAC na internet.

Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, encontrei também algumas dicas interessantes que Julio Zaguini, diretor de negócios para o Varejo do Google Brasil, deu em uma palestra que ocorreu em Porto Alegre. Julio comentou que “os sites de busca ajudam a encontrar o que queremos, mas só clicamos no que achamos relevante. Compras funcionam igual”. E também disse que o investimento em sites de relacionamentos (como os bastante usados Facebook e o Twitter) são fundamentais para uma boa estratégia de venda na internet.

A Webop oferece diversas das soluções citadas acima, como campanha de links patrocinados, seeding em mídias sociais e muitas outras!

Fontes: Proxxima, Publicidade na Web.