Google-adwords-for-YouTubeNo dia 23 do mês passado (abril), o Google anunciou finalmente a abertura do Google AdWords para vídeos, para todos! A plataforma já existia desde setembro do ano passado, quando foi lançada em versão beta e ficou disponível apenas para alguns usuários.

 

O YouTube está entre um dos sites mais acessados do mundo, recebendo aproximadamente 800 milhões de visitantes todos os meses. Esse é um dos principais motivos para que a nova possibilidade de anunciar no site, seja uma grande oportunidade para algumas empresas. “Nos últimos 40 anos, se uma empresa quisesse anunciar com vídeo, tinha que recorrer à televisão. Agora, os vídeos online tornaram esta realidade possível a negócios de todos os tamanhos”, contou a especialista de vídeo para a América Latina do Google, Vivian Bravo, à revista Proxxima.

 

Os anúncios poderão ser exibidos de várias formas, como explica o vídeo acima, e o pagamento, ocorrerá de maneira bem parecida com o Google AdWords para a rede de pesquisa ou de display: Somente será lhe cobrado quando o usuário assistir ao seu vídeo inteiro. Quando exibido no modo TrueView, por exemplo, caso o usuário escolha a opção de pular o anúncio, nada será cobrado. Essa foi uma das maneiras que o Google encontrou, para que os anúncios em vídeos ficassem acessíveis não somente para as grandes empresas, mas também para as pequenas.

 

Além disso, o Google AdWords para vídeos funciona diretamente ligado à sua conta no YouTube, sendo possível, inclusive, transformar um vídeo já existente, em um anúncio. Outra vantagem da integração, é que os usuários poderão encontrar facilmente o seu canal e assistir a outros vídeos disponíveis.

 

Assim como ocorre na plataforma de anúncios para a rede de pesquisa ou display, você pode acompanhar todos os resultados de perto! O programa mensura todas as mesmas informações importantes, como quantos usuários assistiram ao seu anúncio completo, quantos pularam, quantos visitaram o seu site, o seu canal ou assistiram à algum outro vídeo. Tudo isso para que você consiga avaliar a eficácia do investimento!

 

O YouTube representa uma grande parte dos vídeos que estão disponíveis na internet, atraindo sempre muitos internautas de diferentes interesses e idades e aumentando cada vez mais o seu alcance. No ano passado o Mashable publicou um infográfico em inglês, contando toda a história da publicidade dentro do YouTube. Os dados apresentados mostram o constante crescimento do YouTube em relação aos números de vídeos e usuários, desde o seu lançamento, em 2005. Traduzindo algumas das informações mais importantes e impressionantes: 35 horas de vídeo são enviadas a cada 60 segundos; 70% do tráfico do YouTube vêm de fora dos Estados Unidos, o site existe em mais de 43 línguas; entre seus usuários, existem pessoas de 18 a 54 anos.

 

publicidade-youtube-historia-certo

 

Fontes: Proxxima, Midiatismo, Blog Oficial do AdWords, IDGNow, iMasters.