mensagem-instantaneaDepois do sucesso que as mensagens instantâneas alcançaram nos computadores, agora é a vez dos celulares, que estão conquistando um espaço cada vez maior na vida das pessoas. Aplicativos como o WhatsApp, o BBM e o iMessage já se tornaram bem conhecidos entre os usuários de smartphones, principalmente na hora de compartilhar informações com os amigos.

 

A popularização dos aplicativos de mensagens instantâneas para aparelhos mobile provavelmente se dá ao fato de que, para enviar mensagens através deles você utiliza o plano de dados e não os serviços de SMS, que as operadoras oferecem. Ou seja, como as mensagens são enviadas através da internet, você não paga nada por esse serviço independente da localização. Isso é bem diferente no SMS, em que você deve pagar a tarifa cobrada pela sua operadora e, em casos de mensagens para outras cidades ou países, as tarifas de DDD e DDI.

 

A WhatsApp publicou no seu blog oficial nessa segunda-feira que havia atingido os 1 bilhão de mensagens enviadas diariamente, o que daria mais de 11 mil mensagens por segundo. O aplicativo é um dos mais utilizados e conhecidos, principalmente por permitir a interação entre diversas plataformas diferentes e não só através dos aparelhos de mesma marca, como o BBM e o iMessage.

 

Até o Facebook recentemente resolveu investir nessa ideia e lançou o Facebook Message! A novidade pretende transformar o chat/mensagem da rede social, que já conhecemos, em algo parecido com o serviço de SMS, enviando alertas quando uma nova mensagem chega.

 

Fontes: Blog WhatsApp, TechTudo, Tecnoblog.