O compartilhamento de fotos nas redes sociais é algo que não para de crescer! Em agosto o Flickr publicou uma estatística mostrando que eles já haviam atingido a marca dos 6 bilhões de fotos publicadas e o Instagram, com mais de 7 milhõesde usuários, teve a sua 150.000.000ª publicada também em agosto. Outro dado incrível que o Instagram também divulgou foi de que dos 150 milhões de fotos já publicados, 80% possuem algum filtro especial aplicado.

 

Esse estilo fotográfico “vintage”, que virou tendência nas redes sociais, é inspirado em câmeras como a Instamatic 100, câmera 35 mm lançada pela Kodak para uso amador nos anos 60, ou como a Lomo, que possuem efeitos de vazamento de luz, vinheta e distorção de cores, além de oferecerem opções de lentes, filmes e flashes. Dessa ideia que surgiram os famosos aplicativos para câmeras de smartphones (Instagram, Hipstamatic, RetroCamera) ou como o Pixlr-o-matic, que funciona na web e até dentro do Facebook.

 

 

Como resultado de seu grande sucesso, o Instagram e a sua nova versão 2.0 já foram parar até nos Trending Topics mundiais do Twitter essa semana. As principais mudanças que o aplicativo fez foi incluir mais 4 filtros, melhorar os antigos efeitos que já existiam, deixando eles mais precisos e mais rápidos e inserir um “live preview”, que permite que você visualize os filtros mesmo antes de tirar a foto.

 

Além disso, a resolução das fotos agora também é maior, sendo capturadas com 1936×1936 pixels no iPhone 4 e com 1536×1536 no iPhone 3GS e as bordas são opcionais.

 

Fontes: MacMagazine, Blog Flickr, Blog Instagram, Folha.com