produzir-musicaNa semana passada nós contamos como a tecnologia invadiu o mundo da música e como isso afetou no dia-a-dia das pessoas, na forma de escutar e “comprar” músicas e também na maneira como isso ajudou na divulgação de um artista. Por outro lado, porém, a tecnologia acabou atrapalhando a venda de CDs, que antes era a principal fonte de renda não só dos músicos, mas também das gravadoras. Continuando essa história, hoje explicaremos um pouco mais sobre o que aconteceu com as gravadoras, com as produções de álbuns e como isso ocorre hoje em dia.

 

Com a queda no número de vendas de CDs, as gravadoras e os artistas tiveram que pensar em uma nova solução para reverter isso. Resolveram, então, investir na venda online, que não foi muito bem aceita por conta da facilidade com que os downloads ilegais, porém gratuitos, são encontrados na internet. Uma outra ideia foi aumentar a quantidade de shows de um artista e elevar o preço dos ingressos, transformando assim, essa fonte de renda na principal.

 

O CD não sendo mais tão importante e funcionando apenas como um “cartão de visita”, não haveria mais sentido investir tanto dinheiro em suas produções, já que suas músicas seriam baixadas gratuitamente através internet e poucas seriam realmente vendidas. Foi pensando assim que alguns artistas acabaram partindo para a produção independente de álbuns e, as vezes, até disponibilizando as músicas gratuitamente na internet eles mesmos. Hoje, os próprios artistas acabam compondo as músicas, produzindo, contratando instrumentistas, gravando e negociando os CDs com as gravadoras, que cuidam apenas da venda dos álbuns. O que eles recebem da venda desses CDs é apenas um pequeno percentual, que muitas vezes nem se quer cobre o investimento feito, e por isso eles partem para os shows.

 

Apesar da tecnologia ter atrapalhado toda a organização que antes existia nos mercados, ela também trouxe diversos novos recursos que hoje são muito utilizados e que possuem um alcance muito mais eficiente e rápido. Por mais que ninguém tenha ainda encontrado uma maneira correta de utilizar a internet e tudo o que a tecnologia trouxe e ainda traz, provavelmente por causa da velocidade incrível com que novas ferramentas vão surgindo, é certo de que ninguém mais pode ignorar isso. Afinal, a tecnologia e a internet estão cada vez mais presente na vida das pessoas, seja na música, na vida pessoal e profissional, nas mídias ou no marketing.